Sociedade e Ambiente na Literatura Infanto-Juvenil Portuguesa e Alemã

Colóquio: 10 de Dezembro de 2010, UCP, Lisboa
A literatura infanto-juvenil tem vindo a abandonar o rótulo menorizante de sub-género e é hoje objecto de análise em encontros, seminários e centros de investigação sedeados nas universidades um pouco por todo o mundo. É amplo o seu corpus e díspar o nível de exigência literária, estética ou ético-moral por ele veiculado. Mais aliciante se afigura o desafio de, num primeiro colóquio dedicado à literatura infanto-juvenil portuguesa e alemã, recorrer a textos que não cedem ao facilitismo nem transigem com a vulgaridade e com a simplicidade redutora.

“Sociedade” e “ambiente” são os temas propostos. Temas universais. Temas sufi-cientemente eclécticos para se abrirem a diversas perspectivas. Haverá uma maneira tipicamente germânica e outra tipicamente portuguesa de os abordar? Estará a temáti-ca ambiental e social suficientemente representada na literatura infanto-juvenil portu-guesa? Qual o peso da utopia e da distopia na abordagem destes temas? Estas e outras questões – que incluem a vertente tradutória – permitirão cruzar duas literaturas infanto-juvenis que, ao longo da sua história, raramente se têm encontrado.
Encontra o programa aqui.
 
Licença Creative Commons
Translating Europe across the Ages by http://translatingeurope.blogspot.com/ is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Proibição de realização de Obras Derivadas 3.0 Unported License.